
Durante os últimos meses os estudantes do Ensino Básico e Secundário, ao nível nacional e também no concelho de Odivelas, estiveram em luta.
As Escolas EB 2,3 e Secundárias foram fechadas pelos alunos em protesto contra a política de educação do PS, contra o “novo” Estatuto do Aluno do Ensino Não Superior, contra o Novo Regime de Gestão Escolar, os Exames Nacionais e a contínua falta de condições nas escolas.
A Juventude CDU apoia estes protestos porque, com este “NOVO” ESTATUTO DO ALUNO:
- Se faltarmos, seja por estarmos doentes, irmos ao médico ou por “balda”, somos todos metidos no mesmo saco, pois ao atingirmos o limite de faltas temos de fazer uma prova que decide se continuamos ou não na escola, se somos “apenas” castigados ou se podemos continuar a estudar...
- Se estivermos castigados há a possibilidade de não nos deixarem participar nas actividades extra-curriculares, estar em espaços da escola, ou, na pior das hipóteses, sermos até transferidos de turma!
- Mesmo que justifiquemos as faltas (o que tem de ser aceite pelo Director de Turma) temos de fazer uma prova com a matéria que por faltarmos não assistimos e sem haver qualquer apoio para a sua realização.
- Ainda por cima os castigos, as provas e os planos de recuperação vão variar de escola para escola, de acordo com o seu regulamento interno, fazendo com que os alunos sejam tratatados de forma diferente de uma escola para a outra.
- Neste estatuto fala-se ainda de um acompanhamento por técnicos de “psicologia e orientação”… Mas como, se os que existem e onde existem estão em número insuficiente?

NOVO REGIME DE GESTÃO ESCOLAR
Querem acabar com os Conselhos Executivos, substituindo-os por Directores, escolhidos por currículo, com mais influência e que até podem nem ser professores da escola…
Esta medida só vai contribuir para um ensino com menos qualidade e aumentar o abandono escolar, de maneira a que quando ingressarmos no mercado de trabalho sejamos mão-de-obra barata e fácil de explorar.
Esta medida só vai contribuir para um ensino com menos qualidade e aumentar o abandono escolar, de maneira a que quando ingressarmos no mercado de trabalho sejamos mão-de-obra barata e fácil de explorar.
PARA NÓS:
- A escola não pode ser um espaço de desigualdades e injustiças!
- O principal objectivo da escola deve ser o ensino!
- Toda a comunidade educativa deve participar na gestão da escola, incluindo os estudantes, que através das associações se devem fazer ouvir.
1 comentários:
Olá.
Apesar de já não estar englobado nesta camada estudantil, compreendo perfeitamente as razões dos jovens alunos.
Mais, acredito que estão a lutar pelos seus direitos, com os quais me identifico.
Têm toda a minha solidariedade e apoio.
Força aí!
Abraço,
BM
Enviar um comentário