Lançámos o apelo a alguns jovens do concelho de Odivelas, para que pudessem transmitir a sua experiência do que é trabalhar com uma autarquia CDU. São depoimentos reais, em nada alterados ou editados, de jovens Odivelenses como tu e eu. Lançamos hoje o primeiro desses testemunhos.
----------------------------------------

Antes demais começo por apresentar-me, sou o Ivo Santos tenho 23 anos e resido neste momento na Póvoa Santo Adrião. Passei toda a minha infância nos Pedernais, Ramada, sítio para o qual despertou em mim o gosto pelas Artes mais propriamente pelo Graffiti.
No decorrer do ano 2002 ganhei o 1º concurso de Graffiti em Odivelas o que me abriu algumas portas dentro deste meio. Foi nesse mesmo ano que comecei a minha parceria com a Junta de Freguesia da Ramada ao qual estava ligado Ílidio Ferreira como presidente, foi sem dúvida uma grande ajuda para o meu desenvolvimento como artista tendo várias oportunidades de intervir em algumas fachadas na rua, ter feito exposições, desenvolvido o encontro das 4 vertentes da Cultura Hip Hop no âmbito da semana da juventude.
Isto que para mim era algo de divino ter tido estas oportunidades porque neste meio de Arte é sempre complicado ter-se algum apoio por quem seja. Tinha amigos meus de outros pontos de Lisboa e fora de Lisboa a perguntarem-me como é que eu fazia para conseguir isso tudo e eu dizia: “é o meu presidente que é um bacano”, mas passado algum tempo vejo que realmente era um bacano mas sem dúvida que também era o facto de a CDU dar ouvidos a quem precisa e quer que as coisas mudem, dando oportunidades!!!! Neste momento conto com o Presidente Bartolomeu que tem feito uma continuação de trabalho excelente onde até posso destacar o facto de me ter apoiado num dos maiores eventos de Graffiti Nacional onde contamos com a presença de 50 writers a nível Nacional e a realização de um workshop, já para não falar da 1ª parede onde se pode pintar legalmente na Ramada.
São estes “pequenos” gestos que fazem as pessoas grandes e que possamos contar com elas. Já não o posso dizer de outras zonas que são governadas por outros partidos como por exemplo Odivelas, pelo qual tenho uma história não muito antiga no qual escrevi uma carta a Presidente Susana Amador pedindo apenas a autorização de uma parede que se encontrava totalmente suja e riscado numa das zonas mais recentes de Odivelas. Proposta a minha que era tentar dar outra vida aquela parede e a resposta que obtive foi que a minha proposta não se enquadrava nos planos deles onde eu só apenas tinha pedido um papel que me autorizasse a pintar nem sequer pedi material, mão-de-obra etc etc...
Por isso espero que a CDU ganhe estas autarquias não só pelo facto de poder dar continuidade ao meu trabalho mas sim pelo facto de eu viver em Odivelas e ter um centro de Exposições por exemplo e que a maior parte da população desconhece, onde não existe divulgação, ajuda aos jovens artistas do concelho, tendo na maior parte das vezes o centro “morto” e onde poderia ser uma grande referência de Odivelas em termos Culturais porque um País com muita cultura é um país mais desenvolvido como é caso da Alemanha, Inglaterra, França e os nossos vizinhos a Espanha.
Ivo Santos
* Fotografia retirada de ItsOn!'s Blog