15 setembro 2009

JCDU promove a cultura musical em Odivelas com “Odivelas On the Rock”

Na passada 6ºfeira, dia 11 de Setembro, a JCDU em Odivelas realizou mais uma grande iniciativa juvenil. Desta feita, e utilizando o pavilhão polivalente em Odivelas, a JCDU uniu-se ao projecto (as)simetrias para levar a cabo um festival de rock/metal, a partir de um desafio lançado pelas próprias bandas, que reconhecem na JCDU uma força impulsionadora dos seus projectos e da sua cultura.
Este festival contou com a presença de 5 bandas, cheias de potencial; foram elas: Autopsya, Bless the Oggs, Probe, Pushedmind e Burn Damage.
Foi ao som destas originais bandas que se juntaram mais de duas centenas de jovens, naquela que foi uma iniciativa que todos querem repetir.

Apresentado por Ana Monteiro e Cecília Loÿa, duas militantes e candidatas da CDU no concelho, o espectáculo começou com umas breves palavras do também jovem vereador da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, Rui Francisco, que dirigiu toda a solidariedade da CDU aos jovens músicos, alertando para a quase nula oferta cultural no concelho (que se limita ao Centro Cultural da Malaposta), para a falta de apoios e para a falta de estratégia e de orientação em termos de política juvenil deste actual executivo municipal.

É com o maior sentido de serviço público e de missão que a CDU afirma que, se chegar à presidência da Câmara Municipal, irá rever e transformar todas estas lacunas que os jovens têm sentido,colocando Odivelas novamente na rota do panorama urbano, cultural e desportivo de Portugal, ouvindo as propostas dos jovens, fazendo deles um parceiro de decisões, para assim construir uma alternativa que seja do agrado de todos.

No pico alto da noite, houve ainda tempo para dar palavra ao jovem deputado e candidato à Assembleia da República (AR), pela CDU, Miguel Tiago.

Foi impressionante ver mais de 200 pessoas que estavam a vibrar ao som de acordes de elevada potência, escutarem com atenção a mensagem que Miguel Tiago quis passar, lembrando-lhes do trabalho que o PCP tem efectuado na AR em defesa das bandas de garagem ou a luta pelo direito ao acesso à cultura para todos, por exemplo.
A tónica assentou na necessidade da ruptura com a actual política que estrangula os jovens para um mercado de trabalho não
qualificado e precário, que não apoia a iniciativa cultural juvenil, que não apoia o desporto, que não promove a igualdade de acesso ao ensino superior, que impõe um regime absurdo de elevadas propinas, e que é, em suma, verdadeiramente autista em relação aos problemas reais dos jovens.

E foi assim, entre notas musicais e muita diversão, que a partir de Odivelas, se gritou a plenos pulmões, “Sim, é possível uma vida melhor”.




PROBE


BURN DAMAGE


PUSHED MIND


BLESS THE OGGS


AUTOPSYA

5 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa de ser engraçado, que Vocês só se lembrem de fazer algo por os jovens (que eu tenha reparado) quando se encontram em campanha eleitoral!
E utilizem este tipo de canal para passar a mensagem que tudo irão fazer se ganharem!
De qualquer forma aplaudo a Vossa atitude. Só tendo pena que esta tenha interesses.
Façam mais eventos e não só na musica apoiem a juventudo do Vosso Municipio.
São essas as atitudes q no futuro Vos poderá trazer algum retorno.

Cumprimentos,
Gonçalo Pires

Juventude CDU disse...

Olá Gonçalo.

Em primeiro obrigado pelo comentário e pela visita!

Mas, deixa-me dizer-te que não é bem assim. Temos feito bastantes iniciativas de há muitos anos para cá. Por exemplo, todos os anos fazemos festivais destes para apurar uma banda para tocar no palco novos valores na Festa do Avante!, por exemplo. Provavelmente nunca tinham tido a projecção que têm agora, exactamente porque não tinhamos este canal, percebes? Foi também por isso que decidimos criar este blogue, porque assim torna-se mais fácil chegar a cada vez mais jovens. Sempre fizemos colagens de cartazes, distribuição de panfletos e diversas iniciativas, como por exemplo, torneios de futsal, encontros de teatro, debates, exposições e, claro, concertos.
Normalmente essas iniciativas são realizadas pela JCP sozinha, mas como cada vez são mais os jovens ecologistas e independentes que se juntaram a nós, fazia todo o sentido que trabalhássemos em conjunto, tás a ver? este novo colectivo é relativamente recente e está muito renovado. É também por isso que se vê mais actividade.
Mas olha, garanto-te que o que fazemos não é só para ganhar eleições. claro que gostávamos que a CDU ganhasse a Câmara, pois consideramos que seria a melhor opção para os jovens, já que o nº2 da lista da CDU é também um jovem da área do desporto (Rui Francisco) e que a CDU tem um projecto fantástico de apoio às associações juvenis, à cultura e ao desporto. Mas, se por acaso não ganharmos as eleições, não tenhas dúvidas que continuaremos cá, a realizar iniciativas e a dar voz às propostas, à cultura e aos projectos dos jovens que connosco quiserem colaborar.

Continua atento que logo após as eleições, quando todos os outros forem descansar, nós iremos continuar cá e já temos várias coisas pensadas para fazer no concelho. Basta ires passando por aqui!

JCDU

Bruno Martins disse...

Olá Gonçalo,

só uma achega: se tiveres ideias para iniciativas e/ou projectos ou se achas que há áreas e assuntos aos quais devessemos dar mais atenção, nós gostaríamos de saber a tua opinião!

Sabes como é, se uma cabeça pensa bem, duas pensam melhor!

Se quiseres partilhar as tuas ideias, manda-nos um mail para jcdu.odivelas@gmail.com!

ao contrário do que os media gostam de passar, nós NÃO QUEREMOS ESTAR FECHADOS EM NÓS MESMOS!! Ideias novas são sempre bem-vindas!

Abraço,
Bruno Martins

Anónimo disse...

Eu ia escrever isto:

"Tenho uma "achega"!
No proximo evento que fizerem não se intrometam no concerto, parando uma banda, para fazer campanha!
Ficou mal, "tás a ver"?
Gostariam que a meio do Vosso discurso uma banda se intromete-se para tocar uma musica?
Compreendo que existam custos associados (aluguer do espaço e equipamento, viagens, estadias, etc.), mas sendo este um evento de campanha não deveria ser de livre acesso?
Quanto ao apurar das bandas para o Avante, meu caro estamos novamente a promover o partido e a intenção continua!"


Mas depois pensei, para quê? tas a ver?

E quanto à colagem de cartazes!! epah fica feio! e sujam as ruas!

Boa Sorte! E venha mais e melhor!

Bruno Martins disse...

Caro Amigo (como não assinaste, não posso referir-me a ti directamente, como gosto de fazer):

Antes de mais, obrigado pelo comentário e pela crítica. É sempre bom termos feedbacks!

Quanto ao discurso pelo meio, foi perguntado à banda se não se importariam de nos deixarem passar a nossa mensagem, uma vez que tb ajudámos a difundir a música deles. E digo-te, o ppl da banda disse que era na boa!

Por outro lado, não era um evento de campanha, pois como sabes a campanha só se iniciou a 14 de Setembro, e o concerto foi a 11.
Foi MAIS UMA inciativa das várias que fazemos...

Quanto à questão do livre acesso: nós tb gostaríamos que tudo fosse de livre acesso, mas infelizmente não temos o poder monetário de outras organizações e pagar Som e técnicos não fica mesmo nada barato e o dinheiro não cai do céu...

Para além disso, as entradas simbolicamente pagas, foram uma maneira das bandas realizarem algum dinheiro para poderem investir nem instrumentos ou no que necessitarem. Sim, o dinheiro foi para pagar material e o restante foi dividido pelas bandas.

Acho que é justo para quem anda na "estrada" e vive para tocar.

Quanto aos cartazes colados: pois amigo, mas é o mais económico... tens alguma ideia que os substitua? Somos todos ouvidos!
Agora não podemos é não fazer divulgação do que fazemos, certo?

Ora imagina se fazia sentido organizarmos o concerto e depois em vez de lá estarem as 200 pessoas que contámos, estarem meia dúzia de gatos pingados... imagina que eras tu no palco a tocar... desmotivante, não?

Abraço,
BM