18 fevereiro 2010

Reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática



Nos passados dia 6 e 7 de Fevereiro, teve lugar a reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), em Beirute, Líbano, acolhida pela União de Juventude Democrática Libanesa.

Nesta reunião, participaram mais de 40 organizações de todo o mundo, entre as quais a JCP, discutindo a situação política e social da juventude no mundo, e saudando a sua luta e resistência contra a ofensiva imperialista nos seus países, defendendo e lutando pelos seus direitos, pela sua independência e soberania, reforçando o lema da FMJD: “Jovens uni-vos! Por uma paz duradoura!”. Foi aprovado um plano de actividades intenso, a desenvolver ao longo de 2010, nomeadamente com o desenvolvimento da campanha “Contra as bases militares imperialistas e os exércitos de ocupação, a luta é o caminho para a vitória”, assim como diversas iniciativas em torno de datas assinaláveis que este ano têm lugar: o 65º Aniversário da Vitória dos povos sobre o Nazi-fascismo, o 65º Aniversário do lançamento pelos EUA das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, o 35º Aniversário da independência das ex-colónias portuguesas e o 65º Aniversário da FMJD.

Em Portugal, parte deste plano de actividades será concretizado num Seminário Internacional, a ter lugar dia 21 de Maio (véspera do 9º Congresso da JCP), sob o lema: “Com a luta da juventude, nem bases, nem blocos político-militares!”.

Uma das matérias discutidas e aprofundadas nesta reunião, foi a realização do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, reafirmando o seu carácter anti-imperialista, bem como o compromisso de a próxima edição ser mais uma vez expressão da luta das milhares de organizações progressistas que colectivamente constroem aquela que é a maior e mais importante expressão politica e cultural da juventude e dos estudantes de todo o mundo.

Neste sentido, o Conselho Geral da FMJD decidiu apoiar a proposta da Liga de Juventude do ANC de acolher o 17º FMJE, na África do Sul, em Dezembro deste ano. Neste quadro, foi valorizada a luta desenvolvida pela juventude e pelo povo sul-africano contra o regime de apartheid, contribuindo para que a realização do FMJE, pela primeira em 63 anos de história, na África sub-sahariana, seja um importante momento de reforço da luta do movimento anti-imperialista juvenil, em particular em África, que tem sido alvo da opressão colonialista ao longo de séculos e que hoje enfrenta ameaças políticas e militares neo-colonialistas, que atentam contra a sua soberania, independência e paz, condenando-a a ser uma das regiões mais pobres do mundo, não obstante os recursos naturais incontáveis que sucessivamente têm sido espoliados das mãos do povo africano pela exploração imperialista.

A Juventude Comunista Portuguesa reforça o seu compromisso com o movimento dos Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes, com a certeza que a preparação do 17º FMJE em Portugal será um importante momento de mobilização e esclarecimento da juventude portuguesa em torno dos valores da paz, da amizade, da solidariedade internacionalista, da afirmação do direito à soberania e auto-determinação dos povos, na luta contra o imperialismo.

0 comentários: