08 dezembro 2008

Juventude CDU participa no debate sobre a Saúde em Odivelas

Transcrevemos aqui a nossa intervenção no debate "O Estado da Saúde no Concelho de Odivelas" do passado dia 5 Dezembro:

«Boa noite camaradas e amigos, em nome do grupo de trabalho da Juventude CDU de Odivelas, venho aqui hoje trazer os problemas da juventude relacionados com a Saúde, no Concelho.

Destacamos aqui a não-implementação da disciplina de Educação Sexual nas escolas, com reflexos na falta de conhecimentos dos jovens nesta matéria, que consequentemente leva a comportamentos de risco, ao aumento das taxas de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis.
Além do deficiente acompanhamento especializado nesta área como seja o encerramento das Lojas Jovens do Concelho e o funcionamento em part-time da Delegação Jovem no Centro de Saúde de Odivelas.
A isto acrescenta-se que, no próprio Centro de Saúde, não existem consultas de Ginecologia nem de Pediatria, sendo as poucas consultas de Planeamento Familiar feitas pelos poucos médicos de família existentes para uma população tão vasta e jovem. Sendo que a grande maioria dos jovens que iniciam a sua vida sexual não tem qualquer acompanhamento técnico.

Outro problema que encontramos, relaciona-se com a Alimentação e Distúrbios Alimentares como a Obesidade, a Anorexia e a Bulímia.
Os jovens são cada vez mais “empurrados”, nas escolas e outros locais de convívio, para as comidas rápidas e calóricas e para os refrigerantes, por serem mais baratos e mais publicitados; pelo que seria importante a presença, nas escolas, de Nutricionistas para supervisão das ementas, e de Psicólogos para acompanhamento dos jovens alunos, como meio de prevenção e despiste destas doenças.
Aliada ao problema da Alimentação, surge a falta de estímulo ao Desporto, podendo este ser informal, mas devido à falta de equipamentos, promove apenas o sedentarismo.

Relativamente à Higiene / Saúde Oral, sobressai a falta de apoios, apesar dos recentes subsídios, tão aclamados pelo Governo.
Existindo até, jovens que, em toda a sua vida, foram apenas uma vez a uma consulta de Medicina Dentária.

Uma forma de combate a todas estas deficiências, poderia passar por uma maior intervenção por parte do Centro de Saúde através do programa de Saúde Escolar; o que também não é uma realidade em Odivelas, devido à falta de profissionais de Saúde.»

1 comentários:

Bruno Martins disse...

Há uma coisa que me parece particularmente importante: a falta do hospital Odivelas/Loures há tanto tempo prometido e há outro tanto esquecido.
Acho que devemos lutar pela sua construção!

cumps,
BM