17 dezembro 2008

Juventude CDU reafirma: Estamos com os Alunos na luta por uma escola melhor!!!


A Juventude CDU reafirma o total apoio e solidariedade para com os Estudantes do Ensino Básico e Secundário na sua luta contra o “Novo” Estatuto do Aluno Não Superior e por um Ensino Público de Melhor Qualidade.

Em Novembro passado a juventude CDU realizou uma grande campanha de informação junto das Escolas, que culminou com um Debate na Escola Secundária da Ramada, onde, por um lado, se solidarizou com a Luta dos Estudantes e, por outro, deu a conhecer, mais uma vez, as suas posições e propostas para a melhoria do Ensino Público.

Ao que parece, a JS Concelhia de Odivelas, que não se tem preocupado com os Estudantes, o que é natural pois está “amarrada” às decisões erradas do Governo do seu Partido, visitou uma escola para escutar as preocupações dos alunos.

Caricato! Quase um mês depois de a JCDU, quer na rua, quer na Assembleia Municipal, ter colocado as suas preocupações e ter estado ao lado dos estudantes, não só de uma escola mas de todas, nas suas lutas por melhores condições dos equipamentos escolares e por um estatuto do aluno não discriminatório e penalizador como este é. Segundo notícia publicada num jornal local a JS pretendia com esta visita “informar os alunos acerca dos seus direitos e deveres e desmentir algumas inverdades distribuídas por outras juventudes partidárias que alarmaram os alunos” (Fonte: Jornal de Odivelas, 11 de Dezembro de 2008).

A Juventude CDU repudia estas atitudes e esta demagogia por parte da JS. Em primeiro lugar, porque não conhece nenhum documento que tenha sido distribuído nas escolas que referisse nenhuma inverdade. Conhece apenas o documento que distribuiu e as razões porque milhares de jovens no país e em Odivelas saíram à rua contra o Governo PS e as suas erradas políticas de educação, conhece também as suas propostas para o Ensino, que são bem diferentes das da JS. Em segundo lugar, porque os Estudantes não estão “alarmados” com alegadas “inverdades”, os Estudantes estão sim em Luta contra as Políticas do Governo PS e que a JS apoia.

Os Estudantes não estão desinformados, como a JS quer fazer crer. Pelo contrário, estão bem informados do que se passa à sua volta, tendo vindo para a rua lutar, como no caso do fecho das escolas da Secundária da Ramada, Pedro Alexandrino, de Odivelas, entre outras.

Desde o início do ano lectivo que esta situação existe, não apareceu agora nem depois da campanha de esclarecimento da Juventude CDU.

Uma juventude partidária verdadeiramente preocupada com a educação, deveria era desde o início desta situação ter ido às escolas, falar com a comunidade educativa e ter a noção de quão erradas são as políticas do Governo PS como a JCDU fez e não ser demagógica e oportunista. Mas, como não se avizinha uma discordância da JS local em relação ao seu Partido, os Estudantes de Odivelas podem contar com a Juventude CDU para continuar a estar ao seu lado, nesta e noutras lutas.

A JS deveria olhar para as associações de pais que se vêem obrigadas a vir para rua denunciar a indiferença do governo e Câmara Municipal de Odivelas PS, perante as degradantes condições das escolas do concelho, como são exemplo a Gonçalves Crespo na Pontinha ou a António Gedeão em Odivelas, entre outras onde as páginas dos jornais nos têm dado conta do convívio entre crianças e ratos.

Defendemos que a escola não pode ser um espaço de desigualdades e injustiças. Defendemos a escola pública de qualidade, um local de activa participação e gestão da comunidade educativa, onde os estudantes tenham voz. Para a Juventude CDU, o principal objectivo da escola deve ser o Ensino. A este “Novo” Estatuto e às políticas educativas da JS e do Governo PS, dizemos “Não, Obrigado!!!”.

A Juventude CDU

0 comentários: