22 maio 2009

Dia Internacional da Biodiversidade


Actualmente, estima-se que existam 1,7 milhões de espécies identificadas. Porém, o número exacto de espécies existentes é ainda desconhecido; as estimativas variam entre 5 e 100 milhões.
O conceito de Biodiversidade refere-se à variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e microorganismos, mas também à diversidade de espécies, à diversidade de interações entre espécies e consequentemente à diversidade de ecossistemas.
Em suma, refere-se às várias formas de Vida na Terra.
O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas para aumentar o conhecimento e a responsabilização de todos, principalmente governadores, em matéria de preservação da diversidade biológica.
Esta efeméride advém da assinatura, por 168 países, da "Convenção da Biodiversidade" ratificada à posteriori por mais 153 países.
Esta convenção pretende estabelecer estratégias que levem à manutenção dos nossos ecossitemas, à descoberta de novas espécies e à utilização consciente dos recursos.

Para mais informações podem consultar o sítio da Convenção da Diversidade Biológica.

Só um apontamento: Portugal ratificou a convenção em 21 de Dezembro de 1993. E que desenvolvimentos têm sido levados a cabo? Que investimentos têm sido feitos nesta matéria?
Por melhores que sejam os técnicos destacados para este trabalho, sem recursos, sem ferramentas, sem vontade política, não conseguem fazer aquilo que é preciso fazer.
Precisamos, todos, de implementar um verdadeiro plano para mantermos o nosso planet sustentável.
Contem connosco!!

0 comentários: