17 julho 2009

Manifestação pela Saúde percorreu as ruas de Odivelas

Uma vez mais a população de Odivelas saiu à rua em protesto pelas condições em que são prestados os cuidados de saúde neste concelho. Cerca de duas centenas e meia de pessoas participaram nesta manifestação convocada pela CDU.

Só em Julho o Centro de Saúde de Odivelas vê sair mais 1 médico e 7 enfermeiros, para breve está prevista a saída de mais médicos que fizeram já o seu pedido de aposentação, por cada médico que sai são mais 2.000 utentes que ficam sem médico de família. No último ano o número de utentes sem médico de família passou de 35.000 para 50.000. Os Centros de Saúde de Odivelas, Ramada, Olival Basto e Póvoa de Santo Adrião continuam por construir, embora haja terrenos disponíveis para a sua construção.

Apesar das promessas e dos compromissos pelo Governo PS (protocolo assinado em 2001) esta situação degradante e indigna não só se mantém como se agrava de dia para dia.
A Câmara Municipal de Odivelas é cúmplice neste escândalo, já que aquilo que se conhece da autarquia gerida pelo PS e pelo PSD é o silêncio…


É conhecido de todos o estado de degradação das instalações do Centro de Saúde de Odivelas que funciona num prédio de habitação com mais de 40 anos. Infiltrações nas paredes, casas de banho encerradas, elevadores que não funcionam, ratos a passear nos consultórios…


Os médicos têm saído sem que sejam substituídos, ainda ontem em Diário da República foi publicado um aviso para contratação de médicos em vários concelhos do Distrito de Lisboa, mas mais uma vez “esqueceram-se” de Odivelas.


O governo abandonou Odivelas. E a Câmara PS/PSD nada faz. Não exige, não reivindica, não pressiona, não defende quem precisa de cuidados de saúde em Odivelas.
Não há médicos de família, não há especialistas, nem há novos Centros de Saúde.
Trocaram o Ministro, mas o resultado é o mesmo…

Gabinete de Imprensa


Odivelas, 17 de Julho de 2009













2 comentários:

Andrea Santos disse...

Olá! Em Alverca passa-se o mesmo! É uma tristeza! há tantas pessoas sem médico de família e os poucos que existem mandam-nos embora! Em Alverca, vão embora (pelo menos) cinco!

A CDU já organizou uma manifestação à porta do centro de saúde para manifestar o desagrado de toda a população de Alverca!

AS

Juventude CDU disse...

passo a passo estamos a ficar sem sistema nacional de saúde. os médicos e enfermeiros saem e não são substítuidos... como é que é possível????

são já 50.000 as pessoas sem médico de família no concelho.

é uma vergonha!

e a Câmara nada faz... pois, está comprometida com as políticas do governo.

É preciso, é urgente, uma política diferente!